Sabemos que a Nutrição Ortomolecular quer através da alimentação quer através de suplementos auxilia a manutenção da massa muscular, a performance na atividade física, e aumenta a resistência e energia para a realização dos exercícios físicos.

Ao iniciar um atividade física seja suave, média ou de grau elevado de demanda muscular deve-se realizar uma avalição da massa muscular,da gordura corporal ,do grau de foça e resistência muscular.

Para um bom funcionamento muscular é necessário a ingestão de vitaminas como vitamina C, e minerais como zinco, selênio, manganês e magnésio.

Podemos encontrá-los na alimentação através de: Vitamina C–Caju e kiwi
Zinco- frutos do mar e  no gérmem de trigo
Selênio- nos cogumelos  e no  salmão
Manganês -na maçã e no espinafre.
Magnésio- no tofu e na castanha de caju.

Há muitas novidades no acompanhamento da massa muscular em atletas.

Bulbine Natalensis – originária da África do sul eleva os níveis de testosterona, aumenta a massa muscular melhora a energia e a resistência e a recuperação pós atividade física.Há aumento da força muscular.

Ácido aracdônico – auxilia na hipertrofia muscular, aumenta as células musculares, aumenta a forca e resistência e melhora o desempenho em atletas.

Gerânio – originário das flores utilizado nos atletas que fazem musculação.

Dimunue a gordura corporal,dá  sensação de bem estar e é termogênico. É substância antidoping.

KIC – aumenta a forca muscular mantendo a massa magra,ideal para atletas que queiram manter sua massa muscular ,mas que precisam de melhor energia nos exercícios.

Todas estas substâncias só devem ser prescritas pelo médico e adequadas ao sexo, tipo de atividade física e aos objetivos individuais. Podem ser introduzidas antes para ganho de forca,melhora da perforamance e da resistência muscular ou  após o exercício na recuperação e aumento da massa muscular.

Sempre associadas à Dieta Ortomolecular  com seus princípios básicos: pouca gordura ,redução dos carboidratos e aumento da ingestão de proteínas.

Dra. Sylvana Braga
Pós Graduada em Ortomolecular, Reumatologia, Fisiatria, Clínica Médica, Antienvelhecimento e Estética Ortomolecular.
Autora do Livro Dieta Ortomolecular.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.