O consumo de chocolate não deve ultrapassar 50gr ao dia. O melhor chocolate é o amargo com muito cacau. Exemplo: 70 a 80 % de cacau. Para os “chocólatras” (os que sentem necessidade de comê-lo diariamente) esta é a quantidade diária. Para as pessoas que não tem essa necessidade, o ideal é que coma duas vezes por semana, e se possível não comer.

Ao adicionar o chocolate aos alimentos, algumas propriedades podem diminuir. Assim como ocorre com os minerais, desde que seja muito aquecido. Mas pode ser uma boa opção para algum molho sobre grelhados.

Os ácidos fenólicos auxiliam a saciedade mas o chocolate tem uma quantidade pequena deles. A saciedade é dada mais pela liberação de neurotransmissores cerebrais como a serotonina.

cacau é rico em antioxidante, logo contribui para o rejuvenescimento e previne o tromboembolismo através da redução da inflamação nas artérias, e da diminuição da oxidação do colesterol que se agrega às paredes. Há uma maior permeabilidade local e melhor fluxo de sangue nos tecidos. Ele libera endorfinas, logo produz melhora do humor, da ansiedade, combate a depressão e o desânimo. Dá mais energia física e melhor disposição às atividades diárias.

Ele reduz o estresse pois libera serotonina e reduz a ansiedade secundária ao estresse. O chocolate pode auxiliar no emagrecimento, pois é rico em cafeína, a qual acelera o metabolismo. Mas isto só se houver a ingestão de chocolate amargo com muito cacau. A quantidade deverá ser de 50gr por dia e nos intervalos das refeições.

Através da cafeína pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral. Os flavonoides auxiliam na redução do colesterol desde que consumido com cacau a 70 % e em baixa quantidade. O chocolate é rico em vitamina A e do complexo B. Age como antienvelhecimento, antioxidante. Pode ser utilizado na cosmética facial, corporal e dos cabelos como regenerador, antirrugas e antienvelhecimento.

chocolate branco é feito com açúcar, leite e manteiga de cacau. Não há cacau em sua composição, logo não apresenta os benefícios do cacau.

Dra. Sylvana Braga
Pós Graduada em Ortomolecular, Reumatologia, Fisiatria, Clínica Médica, Antienvelhecimento e Estética Ortomolecular.
Autora do Livro Dieta Ortomolecular.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.