Como adiar o envelhecimento



Para adiar o processo de envelhecimento é necessário ter bons hábitos de vida, resultando em corpo e mente saudáveis. Um corpo saudável é aquele com um bom funcionamento dos órgãos, isto é, uma harmonia no funcionamento de todos os órgãos entre si.

 

O organismo envelhece quando começa a ter alterações das funções metabólicas dos órgãos. Há um declínio das funções dos mesmos, funcionando lentamente ou de forma errada. Por exemplo um mau funcionamento da tireoide, causa o hipotireoidismo.
 
Associado a isto há alterações orgânicas dos órgãos, que podem ser desde a inflamação até a formação de cisto no tecido dos órgãos. Por outro lado, com o envelhecimento das células, pode haver mutações  no núcleo das mesmas, propiciando o surgimento de doenças como cânceres. Há também a predisposição genética. A porcentagem é de 20 a 30%, os demais 60 a 70% são dados pelos hábitos de vida  e alterações ambientais como clima, ar, água e solo.

 

Logo se conclui que a maior porcentagem da prevenção ao envelhecimento, são os hábitos de vida como alimentação, atividade física e mental, a restrição ao tabagismo e redução do álcool. Quanto maior for a reserva de saúde que construirmos na infância, adolescência e vida adulta, melhores serão as possibilidades de enfrentarmos a velhice de forma saudável e ativa.

 

Os primeiros sinais de envelhecimento são sempre internos. Como por exemplo a falta de memória ,a redução e lentidão de movimentos, o desequilíbrio ao andar, o surgimento de doenças associadas como hipertensão, diabetes e excesso de colesterol. Já no exterior podemos ter um envelhecimento precoce (causado por elementos como tabagismo e excesso de exposição solar); ou de acordo com a idade (como surgimento de rugas, flacidez e manchas senis).

 

O envelhecimento do exterior é dado por estresse, tabagismo, álcool, má alimentação, genética, clima, uso de drogas, alimentação incorreta e carência de minerais e vitaminas.

 

A exposição ao sol em excesso lesa as células da pele. Um bom equilíbrio interno resulta na pele boa, lisa, brilhante sem rugas em excesso, com envelhecimento biológico compatível com a idade cronológica.

 

Povos que tem tendência a obesidade terão um envelhecimento maior e surgirão doenças como hipertensão arterial, diabetes, catarata, hipercolesronemia.

 

Povos que ingerem muito álcool (leste europeu e países nordicos), tem maior incidência de pancreatite, cirrose e doenças cerebrais relacionadas ao alcoolismo.

 

O segredo é ter uma boa alimentação sempre, evitar frituras, doces, álcool em excesso, comer frutas, verduras, cereais integrais, azeite, frutas secas e sementes, carnes magras, peixes e lacticíneos desnatados.

 

Dormir bem ajuda muito, de 6 a 8 horas por dia. Evite períodos longos de estresse. Lazer é essencial e ajuda atividade física e mental, evite tabagismo e invista no pensamento positivo. Evite álcool, doces, açúcares, pães, massas, bolos, bolachas, sucos de fruta, arroz branco, manteiga, molhos, milho, frituras e embutidos. O fumo libera excesso de radicais livres. O álcool  em excesso destrói as células do fígado, estômago, cérebro e rins. Logo excesso de radicais livres na circulação sanguínea atacando as células e seus núcleos.

 

Mantenha-se sempre hidratado. A hidratação auxilia na retirada de metais tóxicos e toxinas que estão no espaço intercelular. Melhora o funcionamento dos rins e do coração e auxilia a drenagem linfática dos órgãos e pernas favorecendo a saúde dos vasos sanguíneos. Ajuda no emagrecimento, pois mantém o estômago repleto combatendo a fome, auxiliando a saciedade.

 

Os exercícios físicos melhoram a circulação sanguínea dos órgãos, principalmente vasos, coração rim e pele. Há uma maior oxigenação nos tecidos e cérebro. Há a sensação de prazer pela liberação de endorfinas e neurotransmissores cerebrais como serotonina.

 

Auxilia a manutenção da memória, raciocínio e atenção. Melhora o tonus muscular e auxilia o crescimento ósseo, evitando a osteoporose. Mantém os músculos em funcionamento promovendo a boa postura e a firmeza da coluna vertebral.














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