Alimentos Funcionais e bom humor na Dieta Ortomolecular



A dieta alimentar é um dos principais fatores de gênese de doenças como diabetes,obesidade ,hipertensão arterial e doenças cardíacas.


Vários tipos de alimentos em conjunto formam, uma rede imbrincada para reposição dos nutrientes necessários à nossa saúde , à melhora do metabolismo   e á prevenção de doenças.


As células de nosso corpo só produzem energia e realizam os sistemas biológicos de trocas entre os tecidos se foram bem alimentadas com vitaminas ,sais minerais,proteínas,aminoiácidos e outros nutrientes necessários ao bom funcionamento de nosso  corpo.


Alimentação variada incluindo vegetais frescos ,folhas verdes ,frutas ,cereais integrais ,grãos integrais ,carnes magras ,peixes ,lacticíneos  desnatados ,ovos ,carnes brancas e sementes são a base de uma dieta saudável e promissora.o uso de azeite e óleos vegetais como canola,linhaça completam a base desta alimentação.

 

Tempêros como   :
salsinha,cebolinha,orégano,manjericão,gengibre ,salvia e tomilho ,cúrcuma e alecrim são úteis e aceleram o metabolismo

 

A alimentação funcional  é a ideal para suprirmos todas as substâncias da nossa dieta  ao mesmo tempo que atua no  tratamento e prevenção de   doenças.ela auxilia a manutenção do pêso e  previne doenças cardíacas ,ósseas,metabólcas , gastrointeitinais,respiratórias ,cerebrais ,de imunidade  e cânceres em geral.

 

Os alimentos funcionais mais importantes são:

 

Alho,peixes gordos,vegetais,frutas azeite e chocolate amargo—previnen a hipertensão arterial.

feijão,aveia,maçã,cenoura,abacate ,nozes,alho ,cebola-previnen o colesterol.

 

Frutas,vegetais,frutos do mar ,peixes gordos e chá –previnem derrames.

 

Farelo de trigo,soja,azeite,repolho,couve- de bruxelas e peixes gordos –previnen cânceres .

 

Alho,cebola,cevada,brócolis e feijão-previnen diabetes.

 

Banana,chá - previnem  úlceras .

 

Pêra,uva –passa,amendoim,tâmara,sopja,atum e sardinha –previnen a osteoporose.

 

nozes,farelo de trigo,leite,amêndoas,crustáceos-melhoram cérebros envelhecidos.

 

No nosso dia a dia corrido ,muitas vezes não observamos o que comemos.com a alimentação fora de casa em restaurantes  a quilo e à la carte alimentamo-nos com alimentos gordurosos ,frituras, tortas,maioneses e preparações pouco saudáveis como feijoadas ,moquecas,risotos e cremes à base de creme de leite.

 

O ideal é mantermos uma alimentação bàsicamente caseira –arroz integral ,feijão ou batata e macarrão integral,carnes magras,peixes,saladas ,vegetais folhosos e frutas nos intervalos do almoço e jantar.

 

Uma alimentação que prioriza as proteínas,mantém um cérebro mais ativo ao passo que a alimentação rica em carboidratos lentifica as ondas cerebrais levando à sonolência e a baixos resultados no trabalho.


Memória comprometida,raciocíneo lento,atenção prejudicada e concentração reduzida limitam a performance e metas atingidas no trabalho.

 

A água é fundamental (2 lts/dia)assim como a limitação na ingestão de café e chás durante o dia.

observar o pêso ideal e a atividade física sempre é uma boa opção para uma saúde mental e física.

 

Ambiente com luz,claridade,arejado e com boas relações entre os funcionários auxilia no combate ao estrese e ao controle da ansiedade durante o trabalho.


Evitar a prática de ter no trabalho ,doces ,bolachas ,chocolates é uma medida que contribue para um bom metabolismo ,a manutenção do peso,do colesterol ,do diabetes e prevenção da hipertensão arterial e cânceres.

 

Ref: livro- dieta ortomolecular- o segredo de rejuvenescer em total harmonia-evitandoe o efeito sanfona.
4ª reimpressão –ed   novo século(2009)
Autora: dra sylvana braga


Dra. Sylvana Braga, ortomolecular, reumatologista, clínica médica, pós graduada em ortomolecular.
Autora do livro Dieta Ortomolecular.








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