A Prática Ortomolecular nos Atletas utilizando a Dieta Ortomolecular.



Sabemos que a Nutrição Ortomolecular quer através da alimentação quer através de suplementos auxilia a manutenção da massa muscular, a performance na atividade física, e aumenta a resistência e energia para a realização dos exercícios físicos.

 

Ao iniciar um atividade física seja suave, média ou de grau elevado de demanda muscular deve-se realizar uma avalição da massa muscular,da gordura corporal ,do grau de foça e resistência muscular.

 

Para um bom funcionamento muscular é necessário a ingestão de vitaminas como vitamina C, e minerais como zinco, selênio, manganês e magnésio.

 

Podemos encontrá-los na alimentação através de: Vitamina C--Caju e kiwi
Zinco- frutos do mar e  no gérmem de trigo
Selênio- nos cogumelos  e no  salmão
Manganês -na maçã e no espinafre.
Magnésio- no tofu e na castanha de caju.

Há muitas novidades no acompanhamento da massa muscular em atletas.

 

Bulbine Natalensis—originária da África do sul eleva os níveis de testosterona,aumenta a massa muscular melhora a energia e a resitência e a recuperação pós atividade física.Há aumento da força muscular.

 

Ácido aracdônico—auxilia na hipertrofia muscular,aumenta as células musculares,aumenta a forca e resitência e melhora o desempenho em ateletas.

 

Gerânio- originário das flores utilizado nos atletas que fazem musculação.


Dimunue a gordura corporal,dá  sensação de bem estar e é termogênico. É substância antidoping.

 

KIC- aumenta a forca muscular mantendo a massa magra,ideal para atletas que queiram manter sua massa muscular ,mas que precisam de melhor energia nos exercícios.

 

Todas estas substâncias só devem ser prescritas pelo médico e adequadas ao sexo, tipo de atividade física e aos objetivos individuais. Podem ser introduzidas antes para ganho de forca,melhora da perforamance e da resistência muscular ou  após o exercício na recuperação e aumento da massa muscular.


Sempre associadas à Dieta Ortomolecular  com seus princípios básicos: pouca gordura ,redução dos carboidratos e aumento da ingestão de proteínas.

 

Dra Sylvana Braga- Autora o Livro Dieta Ortomolecular.











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