O cálcio como fator emagrecedor na Dieta Ortomolecular



O cálcio é um dos fatores de uma dieta que contribuem para o emagrecimento. Foi comprovado que uma dieta com baixa caloria e com aumento da ingestão de cálcio, através de leite e derivados, que resulta em uma diminuição dos parâmetros de adiposidade.


Estudos e artigos como Calcium and dairy acceleration os weight and fat loss during energy restriction in obese adults(Obesity Research,V12,N4, ABR, 2004)de Zemel, Thompson e Morris, comprovam esses dados.


Na Dieta Ortomolecular utilizamos um grande número de derivados lácteos como queijos brancos e principalmente iogurtes desnatados, que além de possuírem cálcio, são ricos em lactobacilos. Os Lactobacilos auxiliam a regenerar o intestino e combater outros problemas.


O cálcio é absorvido em maior quantidade quando o intestino está em sua capacidade de absorção plena, isto é, suas vilosidades íntegras e com ausência de bactérias maléficas, que geram flatulência e inflamação neste local.


Estresse, falta de exercício, refrigerantes, menopausa, envelhecimento e o ácido oxálico do chocolate, podem diminuir a absorção do cálcio. Já os iogurtes melhoram a permeabilidade intestinal, o ritmo e ajudam na absorção do cálcio.


As proteínas do leite são substâncias bioativas pois possuem aminoácidos de cadeia ramificada que aumentam a queima da adipiosidade, entre eles o ácido linoleico conjugado. Estas proteínas são substratos energéticos para o metabolismo muscular e aceleram o metabolismo basal.


Por outro lado, a ingestão do cálcio através dos derivados lácteos acelera o metabolismo corpóreo, elevando a termogênese do corpo. A necessidade diária de cálcio do organismo é de 1.000mg, não devendo ultrapassar 2.000mg/dia.


Outras fontes de cálcio na Dieta Ortomolecular: tofu / iogurte / leite desnatado / sardinha / queijo / brócolis / couve-flor / ricota / peito de frango / laranja / maçã / camarão / pão integral


Sugestão de cardápio com alimentos ricos em cálcio da Dieta Ortomolecular


Café
Iogurte desnatado com 2/2 maçã picada
1/2 copo de suco de laranja


Lanche
1 fatia de pão integral com ricota


Almoço
Salada de alface e tomate
Brócolis no azeite
Peito de frango com queijo branco
Arroz integral com feijão preto


Lanche
1 fatia média de queijo branco

Jantar
Sardinha Assada com couve flor gratinada
Salada de espinafre com camarão














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