O cálcio como fator emagrecedor na Dieta Ortomolecular



CHIA – O que é    

Revista Poder Natural 
Repórter-  Andréa Perrone
Estúdio Gama


1- O que é a semente de Chia? Por que a Chia está tão em alta para profissionais de medicina e nutrição?
A semente de chia é uma herbácea originária do México e Colômbia. Ela é rica em ômega 3, fibras dietéticas, além de vitamina C, zinco, potássio e proteínas que ajudam na digestão.
 

2- Quais são os benefícios desse grão? Quais as vantagens de incluí-lo no cardápio?
Ela é um excelente antioxidante, melhora a glicemia, reduz o peso, controla o colesterol, repõe o ferro e estabiliza a coagulação.  Como é rica em fibras aumenta a saciedade e o bolo alimentar absorvendo mais água a ele. Por ser grande fonte de  aminoácidos digestíveis ela alimenta e repõe os níveis de proteína do sangue.

 

3- Quais as principais propriedades da Chia? Qual a diferença dela em relação aos outros grãos, como milho, arroz, aveia, quinua, etc?
A chia é mais antioxidante que os outros grãos. Tem uma capacidade antioxidante muito maior que o bluberry e o cramberry. Os outros grãos como a linhaça e aveia não são antioxidantes. Ela associa os poderes dos grãos como aveia e linhaça dourada com os poderes antioxidantes da frutas.

 

4- Em quais formas a chia pode ser encontrada e consumida? Como essa semente deve ser consumida (se possível indicar algumas receitas, colocar no iogurte, etc)?
A chia pode ser encontrada em grãos, em forma de farinha ou ser manipulada em laboratório também. Pode se adicionada ao iogurte, leite, saladas, sopas, arroz, feijão e nas preparações como pães, bolos, tortas e massas em geral.

 

5- Onde é possível encontrar esse grão?
Nas casas de produtos naturais e nos supermercados em geral.

 

6- Qualquer pessoa pode consumir a Chia ou existe alguma contraindicação?
Sim, não há contraindicações.

 

7- A chia realmente auxilia no emagrecimento? Por quê? Quais as propriedades desse grão que auxiliam no emagrecimento?
Sim. Se usada durante as refeições pode diminuir a absorção de gorduras, aumentar a saciedade e reduzir os níveis de glicose circulante no sangue.

 

8 - Como ela deve ser consumida para que cumpra a função emagrecedora?
Em geral se aconselha-se  tomar 1 a 2 colheres de sopa rasas ao dia.

 

9- A medicina está sempre em constante pesquisa e, muitas vezes, alimentos tidos como benéficos se tornam vilões e vice e versa. Você considera que a semente de chia ainda pode passar por reviravoltas? Ainda existem pesquisas em andamento sobre essa semente, que podem descobrir que ela não é assim tão benéfica?

Não, a chia já era consumida pelos Maias e Aztecas há vários anos atrás. Mostrou-se boa fonte calórica de alimento saudável, funcional com pouca caloria associado. Ela pode ser utilizada como tratamento coadjuvante das doenças do coração, do excesso de colesterol , da diabetes, da hipertensão arterial e das doenças do sistema circulatório em geral principalmente as afecções de veias dos membros inferiores como varizes e microvarizes.














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