Dieta Ortomolecular na prática esportiva


A dieta ortomolecular e de extrema importância para a prática esportiva.na medida que ela equilibra o percentual de massagra e massa gorda e o índice de massa corporal de acordo com a idade ,sexo ,atividade laborativa e esportiva ela auxilia na manutenção da saúde.
Na prática esportiva , principalmente naquelas em que háum gasto energético grande ,existe uma liberação excessiva de radicais livres nos músculos e na circulação sanguínea causada pela baixa circulação local na hora da atividade muscular e pela hipóxia relativa ocorrida durante o exercício.

Estes radicais livres bombardeiam o músculo gerando cansaço muscular, astenia , perda da força muscular e também tendinites e sinovites.

Nestas atividades há uma demanda da glândula suprarrenal com produção e liberação massiça de adrenalina e noradrenalina na circulação sanguínea causando estresse oxidativo às células com cansaço, fraqueza muscular e perda da capacidade de realização dos movimentos isotônicos.

A adrenalina envelhece as células dos músculos, alteram sua estrutura e forma.

A alimentação antes com carboidratos e após dos exercícios com proteínas mantem os múculos e gera energia para realizá-los. Mas há necessidade de equilibrar a tireoide , o pâncreas,a suprarrenal e o fígado para que acelerem o metabolismo,corrijam o estresse e mantenham as funções de detoxicação do fígado.

Todos aqueles que fazem atividade física devem se submeter à uma análise detalhada do perfil vitamínico ,da dosagem dos hormônios e do meabolismo das gorduras e dos açúcares.

Na dieta ortomolecular melhormos o metabolismo basal ,auxiliamos o bom funcionamento do pâncreas ,da tireoide e do fígado e repomos os minerais e vitaminas que são consumidos durante a atividade física.

Existe uma ganho de massa com eliminação das toxinas que são acumuladas no sangue durante o exercício físico.

Minerais como selênio,zinco,sódio,potássio são fundamentais na boa manuteção dos músculos ,ossos e articulações.

Reposição de vitaminas como vitamina d e e podem ser úteis para a energia necessária ao exercício.

Logo concluímos que, para realizar uma boa atividade física faz-se necessário um acompanhamento nutricional e ortomolecular prévio e uma dieta balanceada direcionada para cada tipo de atividade física.














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