O Cálcio como fator emagrecedor na Dieta Ortomolecular



Sabemos que o cálcio da dieta é um dos fatores contribuintes para o emagrecimento.


Zemel ,Thompson, Morris no artigo –calcium and dairy acceleration of weight and fat loss during energy restriction in obese adults,já demonstraram que uma dieta com baixa caloria e um aumetod e ingesta de cálcio através do leite e derivados pode resultar numa diminuição dos parâmetros de adiposidade.(obesity research,v12,n4,abr,2004).


Na dieta ortomolecular utilizamos um grande número de derivados lácteos com o leite ,queijos brancos e principalmente iogurtes desnatados ,que além de possuírem cálcio são ricos em lactobacilos que auxiliam a regeneram o intestino e combatem as maléficas deste local.


A maior quantidade de cálcio absorvida se dá quando a capacidade de absorção do intestino está plena ,isto é suas vilosidades íntegras e com ausência de  bactérias maléficas que geram flatulência e inflamação neste local.


O estresse,a falta de exercício,refigerantes, o envelhecimento ,a menopausa e o ácido oxálico do chocolate pode diminuir a  absorção do cálcio.


Por esta razão os iogurtes são benéficos ,melhoram a permeabilidade intestinal ,o ritmo e a boa absorção do cálcio.


As proteínas do leite são substâncias bioativas pois possuem aminoácidos de cadeia ramificada que podem aumentar a queima da adiposidade!dentre estes aminoácidos está o ácido linoleico conjugado.


Estas proteínas são substratos energéticos para o metabolismo muscular acelerando o metabolismo basal.


Por outro lado a ingestão do cálcio através dos derivados lácteos acelera o metabolismo corpóreo elevando a termogênese do corpo.


A necessidade diária de cálcio é de 1.000mg ,não devendo ultrapassar 2000 mgs /dia.


fontes de cálcio na dieta ortomolecular:
sardinha
iogurte
leite desnatado
tofu
queijo
brócolis
couve flor
ricota
peito de frrango
laranja
maçã
camarão
pão integral

 

cardápio com alimentos ricos em cálcio da dieta ortomolecular

café

iogurte desnatado com 1/2 maçã picada
1/2 copo de suco de laranja

lanche

1 fatia de pão integral com ricota

almoço

salada de alface,tomate
brócolis no azeite
peito de  frango com queijo branco
arroz integral com feijão preto

 

lanche

1 fatia média  de queijo branco.

jantar

sardinha assada com couve flor gratinada
salada de espinafre com camarão











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