Dieta Ortomolecular se baseia na Prática Ortomolecular que visa o tratamento da obesidade , do sobrepeso e do efeito sanfona.

Previne os danos dos radicais livres utilizando substâncias naturais para a eliminação dos mesmos.

Eliminamos os metais pesados e corrigimos os minerais e vitaminas que por ventura estejam em desacordo com seu organismo, sexo e idade.

Na Dieta Ortomolecular visamos corrigir o metabolismo basal e também alterações nos hormônios, e metabolitos do corpo. A eliminação dos metais pesados como arsênico, chumbo e alumínio são fundamentais para o sucesso da Dieta Ortomolecular.

Quando se inicia o processo de ganho de peso os adipócitos, isto é células gordurosas ficam abarrotadas de triglicerídeos.

Esta informação sobre o tamanho e número de adipócitos fica na memória genética e podem se proliferar caso o aumento de peso ocorra antes dos 12 anos. Além disto os adipócitos aumentam de número e tamanho a partir de uma determinada idade contribuindo para a obesidade.

Estes pacientes tem metabolismo basal lento e grande retenção hídrica nos tecidos.

O intestino destes pacientes em geral é acometido quer para obstipação quer para diarreia e flatulência.

Há desequilíbrio entre bactérias boas e más, predominando as más e comprometendo a saúde metal destes pacientes, que podem evoluir para depressão ou ansiedade.

A mitocôndria produz pouca energia e estes pacientes em geral são cansados e indispostos para as atividades de vida diária.

São pacientes desnutridos com trocas alimentares comprometidas.

Os nutrientes não chegam às células de forma eficiente e os maus carboidratos favorecem a pouca absorção dos mesmos pela célula, logo o organismo sofre com déficit de nutrientes levando ao envelhecimento precoce.

Na DIETA ORTOMOLECULAR o intestino é alvo de grande atenção pois a trocas estão diminuídas nestes pacientes pois são constipados.

Se o bolo fecal fica retido por dias proliferasse a flora intestinal patogênica que compete com as bactérias benéficas. Surge então a -disbiose- com dores abdominais, dispepsia, refluxo, flatulência e  má absorção dos alimentos.

A disbiose é a inflamação da parede intestinal pelo excesso de ingestão de maus carboidratos gorduras e açúcares.  Compromete a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais.

As alterações hormonais são de extrema importância como hipotireoidismo deficiente produção de hormônios femininos e masculinos.

A deficiência de produção de testosterona –hormônio masculino –gera uma metabolismo lento e baixa energia e diminuição do número de fibras musculares, tão importantes para geração de energia e queima calórica.

A Dieta é o principal tratamento contra a obesidade.

“DIETA ORTOMOLECULAR é a principal arma para a perda de peso de forma natural.

Dra Sylvana Braga-autora do libro Dieta Ortomolecular.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *