celulite é um quadro inflamatório do tecido subcutâneo potencializada por uma série de fatores como alimentação, puberdade, obesidade, álcool, tabagismo, vestuário, sedentarismo, além de fatores genéticos. Forma-se, em geral, uma “casca de laranja”. Os nódulos são uma resposta do organismo ao adipócito, que é a célula de gordura. Com congestão de vasos linfáticos e venosos. Há dor local e diminuição de temperatura nesta região.

celulite se localiza mais na região do abdômen, coxas, glúteos, lateral das coxas e braços.

tratamento ortomolecular começa pela alimentação. São retirados o fumo, o álcool em excesso, as frituras, as massas e as gorduras hidrogenadas ou trans. Evita-se os pães recheados e doces, bolachas, os pães de queijo, as gorduras de origem animal, os refrigerantes, os doces, os chocolates, o arroz e o pão branco. Estimula-se o uso de frutas frescas, legumes, folhas e hortaliças, carnes magras, muita água, arroz integral, peixes, azeite extra virgem e óleo de canola.

Quanto aos minerais como cromo, vanádio, selénio, potássio podem ser úteis no tratamento coadjuvante da celulite. O ácido linoleico e oleico conjugado também são importantes no tratamento. As vitaminas antioxidantes podem auxiliar na retirada dos radicais livres no local da inflamação. E a atividade física sem dúvida é muito importante no aumento do metabolismo local.

Dra. Sylvana Braga
Pós Graduada em Ortomolecular, Reumatologia, Fisiatria, Clínica Médica, Antienvelhecimento e Estética Ortomolecular.
Autora do Livro Dieta Ortomolecular.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.