O fígado é um dos órgãos mais perfeito do corpo humano, depuram a gordura, ao mesmo tempo excede de gordura em excesso. Libera na corrente sanguínea, glicose e gordura no caso de jejum prolongado, e de dietas muito restritivas. É um órgão super sensível a substância tóxicas como: álcool, drogas, e medicamentos em excesso.
Nas situações de agressão externa por essas substâncias, a célula do fígado se rompe e é liberado na circulação sanguínea as enzimas que estão no seu interior. Sua recuperação é lenta, e necessita uma dieta orientada, e de substância que promove a recuperação da célula hepática.
Uma das principais patologia é a esteatose hepática que significa o aumento de gordura no seu interior, tornando amarelado e gelatinoso.
Com fígado não se brinca, pois sua recuperação é lenta, e tem que ser contínua. A retirada do álcool e da gordura tem que ser constante para se ter um resultado efetivo.
Nos casos de hepatite alcoólica que é grave e só após a retirada completa conseguimos o resultado satisfatório. O álcool é um dos principais vilões do fígado e deve ser usado para celebrar em doses pequenas com intervalo satisfatório para recuperação do mesmo, por que cada taça de vinho são para celebrar e necessita de um intervalo entre a mesma. Pessoas que bebem diariamente agridem seu fígado com possibilidade de desenvolver cirrose hepática.
Existem vários suplementos para a saúde hepática e ativos que contribuem para o bom funcionamento do mesmo, como por exemplo os probióticos, a Coenzima Q10 e o resveratrol, além de outros.
Na nossa experiência utilizamos todos os recursos fitoterápicos para desintoxicação, para melhora das funções hepáticas e da hepatoproteção.
Sabemos que o vinho tinto tem mais teor alcoólico que o vinho branco.
O vinho tinto tem de 11 a 15% de álcool (garrafa) já o vinho branco tem de de 5 a 7,5% (garrafa)
Uma taça de 150ml de vinho tinto tem 14g de álcool, uma taça de 150ml d e vinho branco tem 10g de álcool.
Conclusão:
Beba com moderação, beba para celebrar, dê intervalo entre a bebida e de preferência escolha os vinhos mais suaves e leves que tem menos teor alcoólico.
